Espetáculos


PASSARÓPOLIS
[ESPETÁCULO CONVIDADO DE ABERTURA]
CIA CARONA - Blumenau - SC
.
texto: Gregory Haertel, 
baseado em "As Aves", de Aristófanes
atuação: Fábio Hostert, James Beck, Léo Kufner, Pépe Sedrez e Sabrina Marthendal
direção: Pépe Sedrez

Sinopse: Fugindo de seus credores, dois homens compram um pássaro que os levará ao reino das aves. A ordem que lá existia é tumultuada com a chegada dos dois, que sugerem mudanças radicais na estrutura daquele espaço. Em um mundo onde todos querem ter vantagens, a lábia é a melhor arma. Nem mesmo os deuses do Olimpo estarão a salvo das trapalhadas causadas pela ambição de homens e aves.
.
.



.
PLUFT, O FANTASMINHA
AECA - Alunos do Exercício Cênico Anchieta - Itajaí
.
texto: Maria Clara Machado
atuação: Junior Farias, Juliano Aragão, Laura Osório, 
Leandro Cardoso, Luan Farias, Mauro Sérgio, 
Pietra Garcia, Rafael Gartner e Rodrigo Zimermann
direção: Victor Zaguini
direção Geral: Valentim Schmoeler

Sinopse: Pluft, um fantasminha que vive com sua mãe, Dona Fantasma, e com o Tio Gerúndio num casarão abandonado na praia, perto do mar verde. Lá ele passa o tempo brincando com seu barquinho de madeira e, quando cansa, vai até a janela observar o mundo lá fora. Mas o casarão não é tão seguro quanto parece, pois o malvado Marinheiro Perna de Pau está à espreita e vai em busca do tesouro do Navio Fantasma, que pertencia ao Capitão Bonança. A menina Maribel, neta de Bonança, aparece toda amarrada e amordaçada e é carregada pelo malvado Capitão Perna de Pau. Os três marinheiros João, Julião e Sebastião, amigos do falecido Bonança, procuram pela menina em toda parte, e nesta aventura todos acabam se encontrando no sótão, onde morou o Capitão.
.

TEM XENTE UMA FEIS!
[ESPETÁCULO CONVIDADO]
CIA. ALMA LIVRE - Jaraguá do Sul - SC
.
de Mery Petty
elenco: Mery Petty e Nicoli Pereira (atrizes e manipuladoras de bonecos) 
e Roger Lóss (músico)
direção: Cia. Alma Livre


Sinopse: A Cia Alma Livre propõe um resgate do teatro de animação do Kasperl, tradicional durante os anos de 1950 à 1970 em Jaraguá do Sul. O espetáculo começa com um despertar. Após 35 anos dormindo dentro de um baú, os bonecos escutam gente do outro lado da cortina do teatro. Gretel e Seppel ficam esperançosos de voltar às atividades de fantoches e vão procurar o amigo Kasperl, o dono do teatro. Mas eis que a bruxa também está acordada e disposta a qualquer maldade que faça os bonecos dormirem novamente para que ela possa ser a protagonista do teatro... do Kasperl!

.




ESPIA SÓ! [INTERVENÇÃO]
CIA ANDANTE - Itajaí

atuação: Jô Fornari, Laércio Amaral e Sandra Knoll
direção: Marcelo F. de Souza

Sinopse: Intervenção de teatro lambe-lambe, constituída de dois ambientes teatrais: uma tenda e três caixas, montadas por um grupo de ciganos, que apresentam seus espetáculos. A Tenda atrai a curiosidade das pessoas e no interior das "caixas misteriosas" são apresentados, simultaneamente, três espetáculos para um espectador por vez. Minutos de magia para espiar à vontade.


ENCONTRODE CAIXEIROS
ESPETÁCULOS DE TEATRO LAMBE-LAMBE - Itajaí




Sinopse: É o encontro de caixas de Teatro Lambe-lambe  que ocorre ocasionalmente em  algum espaço ou evento.  O Encontro é uma ação fomentadora desta linguagem, desenvolvido e produzido pela Cia andante desde 2011 em diversas cidades do país. O Itajaí em Cartaz recebe o Encontro  pelo 2º ano consecutivo. Pelo menos 80% das caixas são frutos de oficinas ministradas pela Cia Andante.

Espetáculos do Encontro: 
AMOR BANDIDO (Linha da Mão Produções Artísticas – Itajaí)
É O BOI (Ateliê Bonequiando – Porto Belo)
ESPIA SÓ! (Cia. Andante - Itajaí)
FELICIDADE (Cristalina Arte Cênica – Itajaí)
MISSIVA, MIRAGEM, E EL VIAJE (Cia Mútua – Itajaí)
MISTÉRIOS DE ELÊUSIS (Eranos Círculo de Arte – Itajaí)
SONHANDO QUE... (Caroline Voltolini - Itajaí)


.
BOCA DE OURO [LEITURA ENCENADA]
GRUPO PORTO CÊNICO e SUA CIA DE TEATRO

texto de Nelson Rodrigues
livre adaptação dos coletivos
Grupo Porto Cênico e Sua Cia. de Teatro
atuação: Adriano Magalhães, Leandro Magalhães, Marcelo Marquetti e Valéria de Oliveira
direção: Osmar Domingos

.
Sinopse: Boca de Ouro é uma figura que a mídia vai aos poucos inscrevendo na mitologia suburbana, segundo o próprio Nelson Rodrigues. A leitura dramática explora esta afirmação transformando em programas de televisão e rádio as diferentes versões de Boca de Ouro contadas por Dona Guigui, sua ex-amante. Cabe ao público decidir o que é digno de atenção: se a morte de um mito ou se a vida comum de Guigui e Agenor.





O CORAÇÃO DELATOR
[ESPETÁCULO CONVIDADO]
TRILOGIA LUGOSI / LA VACA PRODUCTORA DE ARTE
Florianópolis- SC

de Edgar Allan Poe
atuação: Renato Turnes
direção: Jefferson Bittencourt
.
.
Sinopse: Um assassino aproveita o pouco tempo que resta para narrar, com impressionante riqueza de detalhes, um hediondo crime sem motivo. Sua intenção é provar que o assassinato, cuja confissão fora movida por um estranho fenômeno, não é fruto de sua loucura. Durante a sinistra narrativa surgem as memórias da infância atormentada, da amada morta e dos fatos sombrios que o encaminham para a morte iminente. Uma desesperada e derradeira revelação confirma o caráter fantástico do universo de Edgar Allan Poe. "O Coração Delator", montagem da Trilogia Lugosi comemora em 2013 dez anos em cartaz!








UM PRÍNCIPE CHAMADO EXUPÉRY
CIA MÚTUA - Itajaí

texto de Mônica Longo, Guilherme Peixoto e Willian Sieverdt
atuação: Mônica Longo e Guilherme Peixoto
direção: Willian Sieverdt

Sinopse: Exupéry é um jovem e destemido aviador. Ele e seus amigos, que juntos formam "os cavaleiros do céu", enfrentam o mar, o céu e o ar; a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever sua obra. Espetáculo de teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, entre 1926 e 1944, quando antes de ter-se tornando conhecido mundialmente por seu romance "O Pequeno Príncipe", Saint-Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. E numa época em que aviões eram quase de papel, entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas era a praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como "Zéperri".

Foto: Eliandro Polidoro 



E AÍ... TÁ LIGADO?
SUA CIA DE TEATRO - Itajaí

.de Leandro Magalhães
atuação: Adriano Magalhães e Leandro Magalhães
direção: Marcelo Marquetti e Leandro Magalhães
.

Sinopse: Desde a época das cavernas a humanidade já encontrava maneiras de se comunicar. A comunicação é uma necessidade básica para a sociedade, e através dos tempos ela foi evoluindo desde, a comunicação gestual até os dias de hoje com a informação globalizada e instantânea. Também temos a ideia de que quanto mais nos falamos com o todo o mundo, menos conversamos com quem está próximo. "E aí... Tá ligado?", passa pelas principais etapas da comunicação humana. Os dois atores vão discutindo esta evolução, trazendo para cena um linha do tempo.



.
.

DEVORADORES DE LIVROS
GRUPO PORTO CÊNICO - Itajaí

dramaturgia: Grupo Porto Cênico
atuação: Osmar Domingos e Valéria de Oliveira

.

Sinopse: A encenação é conduzida por duas traças comedoras de papel, metáfora ideal para abordar o assunto, já que elas se alimentam dos livros abandonados, esquecidos nas prateleiras. A traça Bete já devorou muitos livros e a traça Amauri está começando a mudar sua rotina, e assim, ambas ingressam num universo de brincadeira, fantasia e gostosuras. A dramaturgia é permeada por duas histórias da literatura infantil: “O Pequeno Fantasma”, de Pedro Bandeira, e “O Pote Vazio”, de Demi, escolhidas por abordarem termas pertinentes ao universo da criança: os medos, a solidariedade, honestidade e auto-estima da criança frente as suas limitações.

.
Foto: Edson dos Santos
.

LUISA
CIA EXPERIMENTUS - Itajaí

texto de Daniel Veronese
adaptação e atuação: Sandra Knoll
direção: Barbara Biscaro

Sinopse:
Agustín voltou.
Luisa narra o seu reencontro com esse homem que, após doze anos de espera, volta de repente em uma noite para explicar-se. O universo de Luisa e o universo de Agustín se entrelaçam, em uma história que mistura fatos, memórias e imaginação. As lembranças, reais ou criadas, compõem uma trama tecida e destecida pelo tempo, pelo amor e pela espera.
.
.
Foto: Rodolfo Lemos


.
CEM DIAS 
ILUSTRÍSSIMOS SENHORES - Itajái

texto, atuação e direção: Rafael Orsi de Melo,
Rodolfo Lemos e Otávio Barwinski
co-direção: Daniel Olivetto
. 


Sinopse: Portugal, terra de reis e rainhas, muito luxo, muito ouro e, mesmo assim, uma das nações mais atrasadas da Europa no inicio de século XIX! Estamos em meados de 1807, a revolução Francesa está em alta e à sua frente a potência soberana da Europa chamada Napoleão Bonaparte (que de loucura só tinha a coragem). Napoleão queria porque queria as terras portuguesas e deu um ultimato a Dom João, o príncipe regente, e este tomou a decisão que qualquer monarca tomaria: fugir com a família real para a sua mais rica colônia, o Brasil, mas não sem antes delegar suas funções de intendente provisório para um dedicado serviçal, que no auge de sua sabedoria e bravura, fez aquilo que todo nomeado deveria fazer: também fugiu para o Brasil! E nessa história de fuga, a Nau da Corte que tomava o Atlântico rumo às terras brasileiras, trazia à bordo desde piolhos a bobos da corte

.
AS PESSOAS
 DA MINHA PESSOA
BAGAGEM CÊNICA - Itajaí

textos de Fernando Pessoa
adaptação e atuação: 
Valentim Schmoeler
direção: Rafael Orsi de Melo

Sinopse: Uma porta é aberta Fernando Pessoa convida todos a conversar. Estão em uma arca todos os escritos do poeta e também de seus heterônimos. Foram setenta e duas vidas criadas em papel, porém três delas preenchem as ideias de Pessoa: Ricardo Reis, conselheiro e intelectual; Álvaro de Campos, descrente e sonhador; e Alberto Caeiro, seu mestre. Eles são colocados a conversar com seus convidados.






É TENTANDO
QUE SE DESISTE
[ESPETÁCULO CONVIDADO DE ENCERRAMENTO]
CIA CARONA - Blumenau - SC

atuação: James Beck
direção: Fábio Hostert
.

Sinopse: Intolerante com os absurdos do cotidiano, Claus, um clown mal-humorado, libidinoso e de saúde frágil, na companhia de sua mala e de seus remédios, brinca e se enerva com suas referencias de infância.